Naturologia, Transdisciplinaridade e Transracionalidade

Caio Fábio Schlechta Portella

Resumo


A crescente especialização que se estabelece na área da saúde é fruto de uma cosmologia cartesiana e materialista onde não há espaço para o Doente, somente para a Doença. Desta crise surge a naturologia, profissão da área da saúde que busca o cuidado integral ao ser humano. A naturologia insere sua contribuição revendo as bases conceituais, inserindo elementos como o resgate de técnicas tradicionais e a construção de um pensamento que possibilite uma atuação diferenciada em saúde. Este artigo visa explorar conceitos emergentes relacionado à transdisciplinaridade e ao diálogo entre racionalidades médicas especialmente no contexto do naturólogo e seu papel de atuação dentro de uma equipe de saúde transdisciplinar.

Palavras-chave


Naturologia; Transdisciplinaridade; Paradigma de Saúde; Equipe Multiprofissional; Praticas Integrativas e Complementares; Racionalidades Médicas.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v2e3201357-65

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.