Dores musculoesqueléticas reativas a mudanças de temperatura: conceito de síndrome da obstrução da medicina tradicional chinesa

Henrique Adam Pasquini

Resumo


A influência do clima e da temperatura na etiologia das doenças é muito representativa na cultura e terapêutica chinesa, de forma que as dores musculoesqueléticas reativas a mudanças de temperatura merecem significativa atenção por parte dos praticantes de Medicina Tradicional Chinesa (MTC). A Síndrome da Obstrução (Bi Zheng) é um achado muito comum na prática clínica da acupuntura devido aos excelentes resultados dessa terapia. Na atualidade, a pesquisa médica ocidental começa a lançar luz sobre como as condições meteorológicas e as mudanças de temperatura influenciam a piora das dores articulares e, também, o desconforto em antigas lesões. O objetivo deste trabalho foi alcançar uma correta conceituação e identificação da Síndrome da Obstrução e, acima de tudo, diferencia-la de outras síndromes da MTC. Para tanto realizamos uma revisão bibliográfica da literatura clássica e contemporânea sobre o tema, concluindo que a Síndrome da Obstrução constitui-se de qualquer dor musculoesqueléticagerada e/ou agravada, impreterivelmente, pelos fatores patogênicos externos vento, frio e umidade.

Palavras-chave


Síndrome da obstrução; Dores musculoesqueléticas; Medicina tradicional chinesa.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v2e3201349-55

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.