O uso da Medicina Alternativa e Complementar (MAC) em pacientes com câncer de mama

Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis, Ligia Ajaime Azzalis, Virginia Berlanga Campos Junqueira, David Feder, Fernando L. A. Fonseca

Resumo


Introdução: O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e a quinta causa de morte por câncer em geral, sendo a causa mais frequente entre as mulheres. Pacientes com câncer de mama fazem uso da Medicina Alternativa e Complementar (MAC), entretanto poucos estudos relacionam qualquer alteração no progresso da doença com o uso dessas práticas. Objetivo: Avaliar a influência que a MAC exerce no tratamento do câncer de mama, no desenvolvimento da doença e na qualidade de vida das pacientes. Metodologia: Fez-se uma revisão sistemática nos bancos de dados Scielo e PubMed com os descritores “medicina”, “alternativa”, “complementar”, “câncer”, “mama”, “eventos adversos” e “quimioterapia” e foram considerados artigos publicados entre os anos 2010 e 2013, escritos na língua portuguesa, inglesa e espanhola. A pesquisa resultou em 21 referências. Após a análise dos títulos e resumos dos documentos, 06 artigos foram separados e incluídos na amostra final. Resultados: Constatou-se que a MAC é composta por diversas práticas, com técnicas e princípios peculiares, que se encontram em diferentes estágios de maturidade no conhecimento e afirmação científicos. Conclusão: Apesar de não ser capaz de substituir a medicina convencional no tratamento do câncer de mama, a MAC se torna uma opção de tratamento complementar para os sintomas resultantes dos procedimentos terapêuticos habituais do tratamento desta doença. No entanto, mais estudos sobre o uso da MAC no tratamento do câncer de mama são necessários para fomentar a evolução das práticas voltadas para a qualidade de vida dos pacientes.


Palavras-chave


Medicina; Alternativa; Complementar; Câncer; Mama

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v3e4201465-73

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.