O uso de lancetas retráteis de teste rápido como uma alternativa confortável para sangria em auriculoterapia: um relato de experiência

Tiago Veloso Neves

Resumo


Auriculoterapia é um método terapêutico oriundo da Medicina Tradicional Chinesa que consiste no estímulo do pavilhão auricular, podendo esse estímulo ser realizado por meio da aplicação de agulhas, esferas, magnetos, calor, laser ou sangrias. A sangria tem a propriedade de, segundo a óptica da Medicina Tradicional Chinesa, remover o excesso de calor, estagnação de energia e tratar diversos sintomas e condições. Os métodos tradicionais de realizar sangria são usualmente doloridos e despertam apreensão de alguns pacientes.  O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de um profissional ao testar a possibilidade de utilizar lancetas retráteis para estimular acupontos da orelha e verificar se as mesmas poderiam ser utilizadas de maneira confortável e eficaz no seu objetivo, que é provocar sangria dos pontos pretendidos. Tanto na rotina do autor como em uma Formação em Auriculoterapia, na qual esse uso foi bastante disseminado, percebeu-se que houve conforto durante as aplicações e que este pode ser um meio viável de estimulação do pavilhão auricular.


Palavras-chave


Auriculoterapia; Sangria; Terapias Complementares.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v7e13201873-76

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.