Publicidade e representação social da Naturologia em jornais e revistas não acadêmicas no Brasil

Marcos Renato de Oliveira, Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira, Thatiana Araujo Maranhão, Raimundo AugustoMartins Torres

Resumo


Objetivo: Identificar as representações sociais acerca da Naturologiadivulgados na mídia digital por jornais e revistas não acadêmicas no Brasil. Método: Pesquisa do tipo documental, realizada no acervo digital das revistas e jornais de maior circulação no Brasil. Os dados referentes à amostra de notícias foram processados no software IRAMUTEQ® e analisados a partir da freqüência, ocorrência e similitude entre os termos. A análise foi feita a luz da teoria da representação social por meio dos mecanismos de ancoragem e objetivação.Resultados: Foi possível identificar que a naturologia é representada em 4 grandes grupos (p<0,0001): formação profissional na área (31,0%), regulamentação governamental (26,7%), ensino de técnicas autoaplicáveis (25,4%), e práticas em grupos específicos (16,9%). Os assuntos são abordados objetivando apresentar a naturopatia como uma opção extra ao alcance do bem-estar. Conclusão: As representações da mídia colaboraram na apresentação da naturologiacomo uma formação acadêmica cercada de regulamentos, o que é um aspecto positivo, porém ainda é forte o caráter complementar e com aspectos negativos como temas centrais. Assim, considerando a influência destas mídias, faz-se necessário maior aprofundamento e acerca da representação social da Naturologia.


Palavras-chave


Naturologia; Percepção social; Meios de comunicação; Teoria das representações sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v7e12201813-21

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

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