Avaliação histopatológica dos órgãos de camundongos com carcinoma de ehrlich tratados com cisplatina, acupuntura e euphorbia tirucalli l.

Mirella Dias, Tamires Saches Santos do Nascimento, Ivone Antônia de Souza, Evilda Rodrigues de Lima

Resumo


Introdução: O câncer é uma das maiores causas de morte do mundo sendo considerado um problema de saúde pública. Objetivo: Objetivou-se realizar a avaliação histopatológica de órgãos de camundongos com carcinoma de Erhlich tratados com cisplatina, acupuntura e a planta Euphorbia tirucalli L.  Metodologia: Utilizou-se 25 camundongos, fêmeas, com 60 dias de idade, 25 e 35 g de peso corpóreo sendo divididos em Grupo 1 – Controle negativo - 1ml de Soro Fisiológico 0,9% (VO); Grupo 2 – Controle positivo - 2,5mg/kg de Cisplatina (VO); Grupo 3 - Pré-tratamento com acupuntura + 2mg/kg da Euphorbia tirucalli (VO); Grupo 4 – Acupuntura; Grupo 5 - Acupuntura + 2mg/kg Euphorbia tirucalli (VO). Inoculou-se células do carcinoma em todos os animais e durante 8 dias foi realizado os protocolos terapêuticos. No nono dia os camundongos foram pesados, eutanasiados por deslocamento cervical, necropsiados para avaliação macroscópica e histológica dos órgãos e do tumor. Os acupontos utilizados foram B10, VB30 e F3. Resultados: Houve variação significativa no peso dos órgãos (Rins, Baço, Fígado) e do Tumor. As principais alterações histopatológicas foram pneumonia, hepatite, necrose hepática, degeneração gordurosa e hiperplasia da polpa branca do baço. Conclusão: A cisplatina demonstrou ser o tratamento mais eficaz em camundongos com carcinoma de Erhlich quanto a redução do tumor. A dose utilizada na pesquisa do látex da Euphorbia tirucalli L. demonstrou ser hepatotóxica, no entanto os tratamentos com acupuntura e a planta proporcionaram uma resposta imunológica. Assim, sugere-se a associação da acupuntura e da Euphorbia tirucalli como tratamentos coadjuvantes em pacientes com carcinoma.

Palavras-chaves: Câncer. Etnobotânica. Fitoterapia. Medicina Tradicional Chinesa.


Palavras-chave


Cancer. Ethnobotany. Phytotherapy. Traditional Chinese Medicine

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v7e13201839-46

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.