A interação em ambientes virtuais de aprendizagem: motivações e interesses dos alunos.

Ana Luisa Mülbert, Ariane Girondi, Alice T. Cybis Pereira, Marina K. Nakayama

Resumo


A interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) é fenômeno de substancial importância para o sucesso de programas de ensino a distância. Neste artigo, discutimos sobre as motivações de alunos para interagir por meio de AVAs. A partir dos diálogos desenvolvidos pelos alunos, foram categorizados os seguintes motivos e interesses: (a) dúvidas operacionais, de conteúdo e de avaliação, (b) iniciativas para a colaboração, (c) desejo de afiliação ao grupo, (d) manifestações de afetividade, (e) negociação e conflitos e (f) desejo de privacidade e não supervisão. Os dados coletados correspondem aos diálogos desenvolvidos entre alunos e professores, em um curso superior a distância, submetidos à análise de seu conteúdo em uma abordagem interpretativista.


Palavras-chave


ambiente virtual de aprendizagem; educação a distância; aprendizagem, motivação.

Texto completo:

PDF/A