O cinema na disciplina leitura e produção textual: a motivação do audiovisual na construção do texto no curso de Direito

Gabriel Henrique Collaço

Resumo


O presente artigo apresenta o relato da experiência do uso do cinema em sala de aula presencial como recurso didático. A estratégia integra o plano de técnicas criativas da disciplina Leitura e Produção Textual para a construção do texto no curso de Direito. O objetivo é mostrar como acontece o trabalho com o uso do cinema para o aprimoramento dos mecanismos sensoriais nos acadêmicos participantes e mudanças na redação de textos jurídicos e, ainda, apresentar estratégias aos professores que desejam trabalhar com o recurso audiovisual, no caso, o cinema. O texto sugere ainda algumas películas que podem ser assistidas em sala de aula, mesmo estas não tendo temática própria do Direito. Assim, com o uso do cinema em sala de aula, os acadêmicos e professores percebem a construção da narrativa cinematográfica em determinado contexto, avaliam, criticam e identificam elementos que trazem reflexões sobre a vida em sociedade e sobre as possíveis produções textuais, além das noções básicas de audiovisual em suas formações.

Palavras-chave


Cinema na educação; Leitura e produção textual; Ensino do Direito; Recurso audiovisual

Texto completo:

PDF