Formação continuada para docência universitária: a experiência do Campus Norte da Unisul/SC

Flávia Wagner

Resumo


O presente artigo versa sobre a prática pedagógica de docentes que estão em processo de formação continuada na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O objetivo deste trabalho foi analisar como os docentes/participantes das oficinas de formação continuada, do Campus Norte, vinculados à Unidade Acadêmica da Saúde e Educação, no período de 2006 a 2008, absorveram os conhecimentos adquiridos para inovar o seu fazer pedagógico. Estudos apontam que o tema “Formação Continuada para Docentes Universitários” está timidamente explorado e precisa ser investigado. Pesquisadores trazem temáticas sobre a necessidade do rompimento da escolarização tradicional na universidade, discutem sobre a inovação de estratégias da necessidade de incentivar investigações sobre os processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na prática universitária. A abordagem metodológica foi qualitativa de observação participante. Para coleta dos dados, foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista, com perguntas abertas, realizada com cinco docentes que participaram das oficinas pedagógicas, de 2006 a 2008. Os sujeitos da pesquisa foram docentes que atuam na área da saúde e que participaram das oficinas do Programa de Profissionalização Docente, no Campus Norte, no período citado. O estudo pretende contribuir para repensar a formação continuada dos docentes da Educação Superior, valorizar as boas experiências docentes, dar visibilidade as positivas estratégias de aprendizagem e, também, colaborar na superação da deficiência da produção científica com relação à formação de docentes para a pedagogia universitária.

Palavras-chave


Professores Universitários; Professores - Formação; Estratégias de Aprendizagem

Texto completo:

PDF