Educomunicação: passado e presente na busca de uma melhor qualidade de educação

Cássio Pereira de Souza, Eládio Rocha Hahn, Maria Madalena Souza

Resumo


O presente artigo busca apresentar o projeto “Educomunicação: passado e presente na busca de uma melhor qualidade de educação”, cujo objetivo consiste em elevar a qualidade de educação na Escola de Educação Básica de Araranguá, utilizando os recursos midiáticos como instrumentos facilitadores do processo de ensino e de aprendizagem. Tendo em vista que grande parte dos estudantes de nível médio não possui o hábito de leitura – pesquisa realizada na E.E.B.de Araranguá aponta que 80% dos estudantes não priorizam a leitura em seu cotidiano –, entendemos que a utilização dos recursos midiáticos (blog, rádio escolar e mural informativo) poderá despertar a curiosidade e a reflexão para assuntos de relevância na busca da cidadania. Este projeto está sendo aplicado na E.E.B. de Araranguá, como segue: 1. Consulta ao Blog “Conectando o passado ao presente”: por meio deste recurso os estudantes elegem duas datas silenciadas ou personagens esquecidos pela história para reflexão escolar no mês. 2. As datas ou os personagens escolhidos têm ampla divulgação no mural informativo e na rádio escolar, buscando chamar a atenção dos estudantes e incentivar a apropriação de novos conhecimentos. 3. Além de o blog servir como enquete para o desenvolvimento de tais datas, tem como função atualizar, por meio de reportagens, sugestões de filmes e leituras, dicas de professores, os principais acontecimentos que estão ocorrendo no mundo, visto que, os livros didáticos e a grade curricular existentes não contemplam tais assuntos, que são primordiais para os estudantes que objetivam o ingresso em cursos superiores. Desse modo, contemplamos o passado e o presente, para que nossos estudantes tenham reais oportunidades de conquista de seus ideais. É interessante ressaltar que a contribuição dos estudantes no Blog é bastante expressiva, tanto em relação à sua participação nas enquetes mensais, como nas leituras e comentários das postagens sobre atualidades. Como fundamentos teóricos, para a idealização e consolidação do projeto, elencamos: a Bolognesi e Puntoni (2012), Moran, Masetto e Behrens (2000) e Soares (2012).


Palavras-chave


Educomunicação; Recursos midiáticos; Qualidade de educação.

Texto completo:

PDF/A