O Pibid como motivador do ingresso de alunos no curso de licenciatura em Ciências Biológicas/Unisul

Adilson Tibúrcio, Maricelma Simeano Jung

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, promovido pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através do Ministério da Educação – MEC, foi implementado na Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL no ano de 2010. Este Programa visa aperfeiçoar a formação dos licenciandos, uma vez que estes têm contato direto com a realidade escolar e toda dinâmica concernente ao ambiente educacional. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de articular a prática à teoria ensinada na Universidade, contribuindo para a qualificação da formação profissional. Neste artigo, objetivou-se evidenciar o PIBID como motivador do ingresso de estudantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UNISUL. O mesmo pautou-se em entrevistas com os ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL, no primeiro semestre de 2015. Estes apontam as atividades desenvolvidas no PIBID na escola em que estudaram no Ensino Médio como fator motivador do ingresso no Curso de Licenciatura. Podemos, então, considerar que o PIBID, além de elevar de forma qualitativa a formação dos futuros docentes e contribuir para a melhoria do sistema de Ensino Básico, também tem motivado o ingresso de novos estudantes nos cursos de licenciatura.


Palavras-chave


PIBID; Estudantes; Licenciatura.

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