No ritmo das brincadeiras: uma experiência musical com três ritmos brasileiros na educação infantil

Rodrigo Albino, Sabrina Ribeiro Assi, Francisco Luiz da Silva Cardoso, Rhivied Pereira, Flávia Bossoni Dionísio, Sabrina Douetts, Márcia Beatriz Nascimento, Maria Luiza Feres do Amaral

Resumo


O presente artigo tem o intuito de relatar as experiências dos acadêmicos do curso de música da UNIVALI que, inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), aplicado no Centro de Educação Infantil Anninha Linhares de Miranda, com crianças de uma turma de pré-escola com idades de 5 a 6 anos, promoveram doze intervenções que proporcionaram o contato das crianças com a música. O objetivo foi possibilitar às crianças um fazer musical, a partir de atividades que envolveram a interpretação, a expressão, a prática rítmica, da improvisação ou composição e a utilização de instrumentos construídos e a bandinha rítmica.


Palavras-chave


Ritmos brasileiros; Música; Fazer musical.

Texto completo:

PDF/A