PIBID/Unisul/educação física: intervenções pedagógicas sob o olhar das atividades de aventura na escola

Rômulo Luiz da Graça, Luciane Lara Acco, Antônio Alberto Lara Júnior

Resumo


A prática da Educação Física é, cada vez mais, uma das possibilidades de manter um estilo de vida ativo, melhorando a qualidade de vida dos alunos. Nesta direção, as atividades de aventura apresentam-se como conteúdo alternativo para uma Educação Física Escolar mais dinâmica e prazerosa. Este trabalho tem como objetivo analisar os projetos executados com êxito em 2014, no PIBID, com a temática “Atividade de Aventura” e conteúdos relacionados. Quanto à abordagem, esta pesquisa se classifica como qualitativa, e seus procedimentos são bibliográficos. O PIBID/UNISUL está organizado em dois eixos integradores: o de Gestão da Prática Pedagógica e o de Pesquisa-ação. No primeiro eixo, os projetos que tiveram relação com a atividade de aventura foram: Esporte de Aventura, Slackline e aulas diferenciadas para Educação Física.  E no segundo eixo, os trabalhos foram: pôster, oficinas e comunicação oral nos eventos estadual e nacional do programa. Por meio da análise feita no relatório, em relação às atividades realizadas nas escolas com Atividades de aventura, entendemos que os objetivos foram atingidos, pois ocorreu a aprendizagem de forma variada de todos os envolvidos no processo, principalmente pela vivência da prática pedagógica docente, e também nos eventos em que participaram com apresentação de oficinas e exposição oral de trabalho.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; PIBID; Atividades de Aventura.

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