Dislexia: distúrbios de aprendizagem detectados no processo de alfabetização e letramento do PIBID

Rosani Casanova Junckes, Marlize Carlos, Janeide Aparecida Muller Stenger, Maria Gisele Koerich

Resumo


Este artigo aborda uma iniciativa do Programa PIBID, na qual os bolsistas elaboraram práticas diferenciadas de aprendizagem para contemplar alunos que não desenvolveram as habilidades de leitura, escrita e soletração. O foco do programa é atender os alunos que apresentem suspeita de distúrbios de aprendizagem, com ênfase na dislexia, sendo aplicadas, para este caso, estratégias de ensino diversificadas, partindo sempre do ponto de aprendizagem do aluno. Nossa pesquisa aborda o conceito e os sintomas da dislexia e apresenta estratégias para lidar com este distúrbio e dicas para melhorar a autoestima dos alunos que o possuem, bem como para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem, que contemplam tanto os bolsistas do programa quanto os alunos e suas famílias.


Palavras-chave


Dislexia; Aprendizagem; Estratégias de ensino.

Texto completo:

PDF