Subprojeto de matemática PIBID/Unisul: novas possibilidades de aprendizagem

Rosana Camilo da Rosa, Ana Carolina Citadin Fernandes, Bianca Claudino Nazário, Edevan Roecker, Igor da Silva do Amaral

Resumo


Nesse artigo apresentamos o relato de uma experiência que utiliza jogos matemáticos como recurso metodológico no ensino e na aprendizagem de Matemática. Esta ação envolveu alunos do Ensino Fundamental e Médio nas aulas de monitoria ministradas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência e orientadas pela Coordenadora de Área do Subprojeto de Matemática do PIBID/Unisul, no primeiro semestre de 2015. A utilização de jogos em sala de aula é um recurso pedagógico que favorece a interação social entre os alunos e a conscientização do trabalho em grupo, o desenvolvimento da criatividade, da competição “sadia” e permite ao professor identificar e diagnosticar algumas dificuldades dos alunos. É necessário que o professor tenha um planejamento organizado para obter o sucesso desejado e o jogo também deve ser interessante e desafiador, de modo a estimular o aluno a buscar a solução dos problemas.


Palavras-chave


Jogos Matemáticos; Recurso Metodológico; Interação Social.

Texto completo:

PDF