Relação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) nos processos de segregação urbana de Araranguá

Cláudia Laurindo, Maria Cecília kunhasky Coelho, Márcia Fernandes Rosa Neu

Resumo


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) auxilia na leitura e na interpretação dos processos de segregação urbana de Araranguá. Por meio dos dados analisados e formadores do IDEB, consegue-se observar as diferenças existentes nas metas propostas. Com isso, pode-se analisar que vários fatores influenciam neste índice, e alguns deles são apontados no presente artigo. A segregação urbana contribui tanto positivamente como negativamente no aproveitamento educacional, ambas as escolas são estaduais, com um plano de ensino semelhante, no entanto suas localizações geográficas, sociais e econômicas são determinantes para composição da nota do IDEB. Os fatores sociais e econômicos são determinantes no rendimento escolar, e na vida das comunidades afetadas pelas diferenças sócio espaciais.


Palavras-chave


Segregação Sócio Espacial; IDEB; Escola.

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