Mosaicos: uma possibilidade para o ensino da geometria

Adriano Eusébio dos Santos, Daniela Roxo Pereira, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Lucilene Pereira Alexandre Arâmbula, Malu Alexandre Gomes, Valdirene da Rosa Roxo

Resumo


Uma das propostas apresentadas pelos PCN é a interdisciplinaridade, sendo esta uma forma de desenvolver atividades, fazendo a integração dos conteúdos com disciplinas de outras áreas, com o objetivo de garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo limites. Assim, este artigo é resultado das atividades desenvolvidas em uma oficina ministrada aos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio, referente aos conceitos de geometria aplicados de modo interdisciplinar. O conjunto de atividades desenvolvidas oportunizou a discussão e a inserção dos diversos conceitos relacionados. A escolha do público ao qual foi apresentada a oficina se deu por serem futuros docentes, oportunizando a todos uma socialização de conhecimentos e saberes. A oficina foi planejada a partir da seguinte problemática: É possível abordar de forma interdisciplinar conceitos geométricos através da utilização de mosaicos? Esta problemática, para ser respondida, envolve, entre outros objetivos, analisar, interpretar e descrever diversos fenômenos relacionados à geometria. Esta é a segunda oficina realizada pelos bolsistas do projeto PIBID, orientados pelos professores supervisores, cujos resultados nos forneceram subsídios para a produção deste artigo, bem como o planejamento das próximas ações.


Palavras-chave


Geometria; Interdisciplinaridade; Formação.

Texto completo:

PDF