Os conceitos de estatística em atividades interdisciplinares

Adriano Eusébio dos Santos, Letícia Fontana Paulo, Malu Alexandre Gomes, Marleide Coan Cardoso

Resumo


A abordagem da Matemática na Educação Básica, segundo as novas orientações curriculares, deve, entre outras metodologias, acontecer de forma interdisciplinar. Assim, este artigo é resultado de atividades interdisciplinares relacionadas aos conceitos de estatística envolvendo a elaboração e socialização de uma oficina ministrada aos professores do ensino fundamental, sendo, em sua maioria, docentes da educação básica das séries iniciais. A Abordagem do tema estatística oportunizou discutir com os professores a inserção dos primeiros conceitos relacionados ao tratamento da informação, bem como acompanhar a construção destes desde os anos iniciais. O conjunto de atividades desenvolvidas com os professores da Escola Estadual de Educação Básica Protásio Joaquim da Cunha envolveu os conceitos da Estatística. A escolha desta escola se deu por ser integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), juntamente com o Instituto Federal Catarinense (IFC) - Câmpus Avançado Sombrio, onde os bolsistas realizam suas atividades de iniciação docente. A oficina foi planejada a partir da problemática: Como abordar os conceitos da estatística desde os anos iniciais? Esta problemática, para ser respondida, envolve, entre outros objetivos, analisar, interpretar e descrever diversos fenômenos relacionados à estatística. Esta oficina foi a primeira intervenção realizada pelos bolsistas do projeto PIBID, orientados pelos professores supervisores, e seus resultados nos forneceram dados para a produção deste artigo, bem como o planejamento das próximas ações.


Palavras-chave


Estatística; Interdisciplinaridade; Formação de professores.

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