Os conceitos da estatística aplicados a educação alimentar

Adriano Eusébio dos Santos, Daniela Roxo Pereira, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Letícia Fontana Paulo, Lucilene Alexandre Pereira Arâmbula, Malu Alexandre Gomes, Marleide Coan Cardoso, Valdirene da Rosa Roxo

Resumo


A abordagem da Matemática na Educação Básica, segundo as novas orientações curriculares, deve, entre outras metodologias, acontecer de forma interdisciplinar. Assim, este relato é resultado de uma atividade interdisciplinar entre a Matemática, por meio dos conceitos da Estatística, com a Educação Alimentar. Abordando a Educação Alimentar, temos a oportunidade de discutir com os estudantes a importância de uma alimentação adequada, tornando-os consumidores mais críticos e atentos à composição dos alimentos, à propaganda, às datas de validade e às alternativas de alimentos mais saudáveis. Pensando em contribuir com o Ensino da Matemática, planejamos uma oficina intitulada “Os conceitos da Estatística aplicados à Educação Alimentar”, para ser ministrada aos professores da Escola Estadual de Educação Básica Protásio Joaquim da Cunha. A escolha desta escola se deu por ser ela uma das integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. A escolha do tema permite-nos apresentar a seguinte problemática: Como abordar a Educação Alimentar a partir da preferência dos alimentos envolvendo os alunos da Educação Básica? Esta problemática, para ser respondida, envolve entre outros objetivos: analisar, interpretar e descrever diversos fenômenos relacionados à alimentação. A primeira atividade desta oficina refere-se à coleta e tratamento de dados no terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio, envolvendo 28 alunos. O conceito de uma boa alimentação pode ser desenvolvido na escola desde os anos iniciais, envolvendo todas as disciplinas curriculares. Nesta perspectiva, incluímos o tratamento da informação como uma ferramenta para explorar os diferentes aspectos de uma boa alimentação. Entre os resultados esperados para esta atividade está a conscientização dos envolvidos sobre uma alimentação saudável, utilizando a ferramenta auxiliar da Estatística na interpretação, visualização e análise dos resultados.


Palavras-chave


Estatística; Interdisciplinaridade; Educação Alimentar.

Texto completo:

PDF