Linha do tempo na história da Matemática

Ângela Carla Vaess, Camila Fernandes Diniz, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Francieli Paulino Cardoso, Liliane Nicola, Nathana da Silva Ramos, William Pereira da Silva, Íris Weiduschat, Ivonete de Oliveira Generoso

Resumo


Ao ensinar matemática, é necessário levar em conta a curiosidade e a criatividade dos alunos. O objetivo deste trabalho é relatar a construção de uma linha do tempo da matemática e a utilização da história da matemática como metodologia de ensino. O artigo apresenta esta experiência do projeto que proporcionou aos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) entender e compreender a importância da utilização da história da matemática na prática docente e as diferentes formas de aprender do aluno, com ênfase no ensino por meio da aprendizagem visual. Este trabalho foi desenvolvido no laboratório de educação matemática do IFC - Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio, por meio da aplicação da temática de estudo com uma turma de matemática do 7º Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Protásio Joaquim da Cunha, da cidade de Sombrio/SC. A linha do tempo foi utilizada para exemplificar o conteúdo, intitulado “Números Inteiros”, que vem sendo trabalhado com os alunos. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou desenvolver a percepção de que a matemática não se trata unicamente de fórmulas, mas sim de uma ciência multidisciplinar que envolve grande parte das demais ciências e participa do desenvolvimento tecnológico.


Palavras-chave


Matemática; História; Educação.

Texto completo:

PDF