O gênero jornal na sala de aula: combate ao analfabetismo funcional no DS

André Henrique Nunes do Carmo, Mariléia Silva dos Reis

Resumo


O artigo ‘O jornal na sala de aula: combate ao analfabetismo funcional no Diário do Sul’ (PI-BIC 2008/2009) tem como propostas a análise e a descrição de atividades de compreensão leitora sobre o modo como se organizam estruturalmente os multigêneros constituintes de um jornal, aplicadas a sujeitos-alunos de 8ª série do ensino fundamental, em duas escolas de Tu-barão (SC). Compreende-se letramento como a capacidade de exercício de práticas sociais de escrita, para o exercício pleno de cidadania; por isso, a motivação do uso do jornal em sala de aula, como suporte de atividades pedagógicas. A pesquisa teve o apoio do projeto “Informan-do o cidadão do futuro” do jornal Diário do Sul (DS): no ano de 2009, este projeto estendeu-se a 11 (onze) escolas do município. Para determinar o perfil nas habilidades de leitura, os sujeitos foram avaliados segundo os dados do Índice Nacional de Alfabetismo Funcional (I-NAF/2001). A elaboração das atividades do instrumento de avaliação tomou como referência os cinco níveis de complexidade adotados no teste PISA (2001).

Palavras-chave


Letramento; Gêneros textuais jornalísticos; Apoio didático

Texto completo:

PDF