A avaliação como “organizador qualificado” da reflexão sobre a pratica pedagógica na universidade: a análise, pelos docentes, do desempenho de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas no Enade

Maria da Glória Silva e Silva

Resumo


O artigo aborda o uso, junto aos docentes de cursos de graduação, de indicadores do desempenho institucional nos processos de ensino e de aprendizagem como “organizador qualificado” (LEITE, 2008) para promover a reflexão sobre a prática pedagógica. Traz a experiência da assessoria pedagógica aos professores, por meio de atividades de análise dos resultados da avaliação externa dos cursos em que trabalham, como também, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Participaram das atividades relatadas no texto os docentes dos seguintes cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Turismo, de uma universidade comunitária. O registro da experiência contribui para a ampliação do olhar sobre a diversidade dos espaços institucionais em que as ações de formação pedagógica para docentes da educação superior podem ser realizadas.

Palavras-chave


Avaliação; Pedagogia; Universidade

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