Do projeto pedagógico à sala de aula: a experiência da Engenharia Civil

Tânia Mara Cruz

Resumo


O objetivo deste trabalho realizado pela assistência pedagógica foi promover uma reflexão junto aos professores da área de estruturas da Engenharia Civil da UNISUL sobre suas representações a respeito de suas práticas de aula e da relação dessas com os objetivos do projeto pedagógico do curso (PPC) bem como fornecer caminhos para a qualificação do trabalho de gestão acadêmico-pedagógica da assistência pedagógica no curso. A pesquisa implicou, para as assistentes pedagógicas, leituras e análises prévias dos planos de ensino das disciplinas da área de estruturas e afins, do PPC de Engenharia Civil e em uma ação de seleção e adequação dos objetivos do PPC para montagem dos roteiros. As entrevistas individuais com os professores visavam comparar objetivos do projeto pedagógico com a percepção sobre suas práticas de aula. Os resultados mostraram que houve um número significativo de professores que não trabalhavam os objetivos do PPC, o que refletiu uma distância do PPC com a pratica pedagógica. Nas situações em que um mesmo professor ministrava mais de uma disciplina houve a tendência de respostas semelhantes para todas, mesmo havendo planos de ensino diferenciados. Os objetivos do PPC que expressavam conteúdos fundamentais para a profissão de engenheiro e incluídos no código de ocupação da profissão, necessários em trabalhos de campo ou planejamento de trabalho, quase inexistiam nas proposições docentes. Os exemplos de realizações parciais apareceram no nível da informalidade ou de demanda dos alunos. A pesquisa revelou um distanciamento entre o PPC e o forte impacto da não visualização do Projeto Pedagógico nos objetivos da aula produziu uma intensa discussão e levou a uma reformulação, não das ementas, mas dos conteúdos programáticos e seus desdobramentos em todos os níveis: objetivos de aprendizagem em novos planos de ensino, novas práticas e gerou sugestões para mudanças futuras do PPC.

Palavras-chave


Engenharia civil; Orientação pedagógica; Ensino e aprendizagem

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