Monitoria no estágio básico de observação do comportamento: aprender ensinando

Camila Felipe, Nádia Kienen

Resumo


A monitoria é uma atividade extracurricular oferecida em cursos de nível superior e é devidamente regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. A monitoria propicia ao aluno-monitor aprendizagens fundamentais relativas à prática docente e ao desenvolvimento de comportamentos acadêmicos e profissionais; aos alunos da disciplina assistência no processo de aprendizagem e ao professor apoio no processo de ensino. Ou seja, o monitor realiza ações de mediação do processo ensino-aprendizagem entre professor e alunos. Considerando a necessidade de que o ensino esteja voltado ao desenvolvimento de comportamentos (comumente denominados competências e habilidades) para que o futuro profissional esteja capacitado a atuar sobre a realidade com a qual se defrontará depois de formado, os Estágios Básicos existentes no curso de Psicologia são uma alternativa que possibilita a articulação entre o conhecimento existente e a prática profissional. No caso específico da atividade de monitoria do Estágio Básico de Observação do Comportamento, a monitora teve oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos no que se refere ao processo de produzir conhecimento por meio da observação direta do comportamento, além de desenvolver comportamentos para o ensino em Psicologia, fundamentais para prática de profissionais na área da Psicologia.


Palavras-chave


Monitoria; Estágio Básico; Análise do Comportamento.

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