A gestão do estágio curricular supervisionado em Pedagogia a distância por meio das tecnologias de informação e comunicação

Daniela E. Monteiro Will

Resumo


O Curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina é ofertado desde 2007 no modelo de educação on-line, sem encontros presenciais. Toda a gestão do processo educacional é realizada pela sede, no Campus Virtual da Unisul na cidade de Palhoça, Estado de Santa Catarina. A característica de virtualidade do Curso, entre outras, fez com que fosse desenvolvida uma metodologia específica para o desenvolvimento das práticas de estágio supervisionado, as quais são realizadas pelos alunos de forma presencial, mas necessitavam de uma gestão a distância, efetivada por meio das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, este artigo apresenta e discute como esta metodologia foi desenvolvida visando tornar concretas as práticas de estágio curricular e supervisionado do Curso de Pedagogia EAD da Unisul. Para isso, apresentamos o modelo didático-pedagógico pelo qual o Curso é executado na Unisul e a metodologia desenvolvida para a gestão, a distância, das práticas de estágio e sua relação com o contexto mais amplo no qual o curso de Pedagogia e os estágios supervisionados se inserem no Brasil.

Palavras-chave


Estágio curricular supervisionado; pedagogia a distância; educação on-line

Texto completo:

PDF/A