v. 7, n. 2 (2015)

A proposta deste número foi congregar trabalhos que resultassem de práticas educacionais relacionadas aos programas Pibid e Parfor: experiências e pesquisas sobre a educação básica, formação docente e formação continuada.

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Adriana Mendonça Destro, Andréia da Silva Daltoé, Camila Borges dos Anjos, Maria Sirlene Pereira Schlickmann 1-2

Artigos

O desafio de conviver com as diferenças PDF
Analice Wiggers Barbi, Camila de Bem Orige, Kátia Regina Constantino Corrêa, Luana Medeiros Bonetti, Rosandra Schlickmann Sachetti Hübbe, Sandra Pereira Domingues 3-21
Aplicação de uma sequência didática de ótica: refração e reflexão da luz PDF
Pedro de Medeiros Goulart, Michele Belmiro Ilíbio, Mário Selhorst 22-35
PIBID/Unisul/educação física: intervenções pedagógicas sob o olhar das atividades de aventura na escola PDF
Rômulo Luiz da Graça, Luciane Lara Acco, Antônio Alberto Lara Júnior 36-48
Dislexia: distúrbios de aprendizagem detectados no processo de alfabetização e letramento do PIBID PDF
Rosani Casanova Junckes, Marlize Carlos, Janeide Aparecida Muller Stenger, Maria Gisele Koerich 49-67
Trabalhando o conteúdo separação de misturas a partir da utilização da experimentoteca PDF
Débora De Pieri Modolon, Francielen Kuball Silva, Maria Ana Pignatel Marcon Martins 68-79
Subprojeto de matemática PIBID/Unisul: novas possibilidades de aprendizagem PDF
Rosana Camilo da Rosa, Ana Carolina Citadin Fernandes, Bianca Claudino Nazário, Edevan Roecker, Igor da Silva do Amaral 80-105
Imaginário dos artistas-viajantes europeus na construção da identidade brasileira PDF
Vivian Mara Silva Garcia 106-133
O estudo do movimento uniforme usando uma bolha de ar em meio viscoso PDF
Eduardo Formentin de Carvalho, Rejani de Faveri Fernandes, Silvana Dilma Machado Innocente, Marleide Coan Cardoso, Clayton Kindermann 134-146
Perfil sociodemográfico de formação e atuação dos professores de filosofia do ensino médio da rede pública estadual da associação dos municípios do extremo sul de Santa Catarina - AMESC PDF
Vilson Leonel, Alessandra Goulart Macan Gazzoni 147-170
Relação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) nos processos de segregação urbana de Araranguá PDF
Cláudia Laurindo, Maria Cecília kunhasky Coelho, Márcia Fernandes Rosa Neu 171-193
Mosaicos: uma possibilidade para o ensino da geometria PDF
Adriano Eusébio dos Santos, Daniela Roxo Pereira, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Lucilene Pereira Alexandre Arâmbula, Malu Alexandre Gomes, Valdirene da Rosa Roxo 194-210
Os conceitos de estatística em atividades interdisciplinares PDF
Adriano Eusébio dos Santos, Letícia Fontana Paulo, Malu Alexandre Gomes, Marleide Coan Cardoso 211-226
Os conceitos da estatística aplicados a educação alimentar PDF
Adriano Eusébio dos Santos, Daniela Roxo Pereira, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Letícia Fontana Paulo, Lucilene Alexandre Pereira Arâmbula, Malu Alexandre Gomes, Marleide Coan Cardoso, Valdirene da Rosa Roxo 227-240
Linha do tempo na história da Matemática PDF
Ângela Carla Vaess, Camila Fernandes Diniz, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Francieli Paulino Cardoso, Liliane Nicola, Nathana da Silva Ramos, William Pereira da Silva, Íris Weiduschat, Ivonete de Oliveira Generoso 241-251
PIBID: um programa que insere licenciandos de historia no ambiente da escola pública PDF
Mário Cezar de Oliveira Cardoso 252-256