A relação do herói no cinema e nos jogos eletrônicos

Fabian Antunes Silva, Fernando S. Vugman

Resumo


Os jogos eletrônicos estão assumindo uma posição cada vez mais importante não apenas como mídia de entretenimento, mas também como objetos culturais amplos e potentes. Nesse artigo, me proponho a iniciar uma discussão acerca da construção do herói nos jogos eletrônicos digitais relacionando-o ao herói no cinema hollywoodiano. A partir daí pretendo pensar sobre as relações entre os públicos dos jogos e os do cinema e quais as formas que eles se relacionam com seus heróis em uma mídia e outra. Dessa forma admitimos que há semelhanças e diferenças; entre elas e principalmente, a questão do desafio, elemento formal dos jogos que se destaca por exigir uma ação e uma habilidade do jogador para que o jogo em si se realize e a trama, se houver uma, possa se desenvolver.

Palavras-chave


Jogos eletrônicos; Cultura digital; Cinema; Comunicação; Linguagens

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v7e22012344-355

R. crít. cult., Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1980-6493

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