O drama midiático como discurso da verdade: sedução e afeto para o consumo da informação simbólica

Muniz Sodré de Araújo Cabral, Ricardo Moraes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar o discurso simbólico pelo viés do drama midiático como uma teatralização apropriada pelos canais de comunicação, nos quais o recurso da imagem é bastante utilizado assemelhando-se à pictoriedade da cena teatral. Tal teatralização foge aos recursos essenciais da comunicação teatral, o que nos leva a crer numa grande participação de interesses no desvio desse discurso que termina por se tornar universalizante e um forte componente midiático do senso comum dos ordenamentos, relações e organizações sociais.

Palavras-chave


Mídia; Comunicação; Drama; Teatralização; Discurso simbólico

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v10e22015283-295

R. crít. cult., Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1980-6493

Licença Creative Commons
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.