Os limites do realismo artístico em Pedro Páramo, de Juan Rulfo

José Alberto Miranda Poza, Thiago da Camara Figueredo

Resumo


À luz da Teoria da Literatura, este ensaio indaga o conceito de realismo artístico na ficção a partir da discussão sobre referente e signo linguístico, tendo como base a categoria de representação social de Luiz Costa Lima (1981; 1974) e a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser (2002). O ponto de chegada diz respeito à aproximação entre a concepção de realismo artístico desenvolvida pela reflexão teórica e os traços constituintes descobertos através da análise do romance Pedro Páramo, de Juan Rulfo (1985), com a finalidade de avaliar que elementos são essenciais para se caracterizar uma obra como realista.

Palavras-chave


Teoria da Literatura; realismo artístico; ficção; Pedro Páramo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v6e12011251-267

R. crít. cult., Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1980-6493

Licença Creative Commons
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.