Estratégia no terceiro setor: uma análise bibliométrica e de correlação sobre a abordagem acadêmica do tema

Bernardo Paraiso de Campos Serra, Fernanda Cruz Figueiredo, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Resumo


O propósito do presente artigo é conhecer a produção acadêmica relacionada ao campo da estratégia com foco em organizações do Terceiro Setor. Utilizou-se para este fim o método de pesquisa denominado análise bibliométrica e posteriormente uma análise de correlação. Com as principais palavras-chave relacionadas ao tema, a pesquisa obteve retorno de 105 trabalhos na base de dados Web of Science – ISI Web Of Knowledge. Com isso, foi possível identificar os autores mais referenciados no assunto, as publicações mais relevantes e os principais periódicos, além de construir um gráfico de correlação que mostra as relações entre os trabalhos, identificando tendências dos estudos sobre o tema. Partindo da análise bibliométrica e de correlação, a principal contribuição do trabalho é ilustrar o atual estado da arte sobre o tema e suas lacunas. O trabalho conclui que o tema da estratégia para o Terceiro Setor constitui um amplo campo para futuras pesquisas, e que estudiosos podem aprofundar na questão das peculiaridades dessas organizações para desenvolver uma abordagem mais específica do tema. Sugere-se que sejam feitas também pesquisas complementares em outras bases de dados para corroborar os resultados obtidos.

 


Palavras-chave


Estratégia. Terceiro Setor. Análise Bibliométrica

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e12013229-251

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .