Sustentabilidade como vantagem competitiva: uma análise bibliométrica

Camila da Silva Schmitt, Cristian Tadeu von der Hayde, Marialva Tomio Dreher

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as publicações sobre o tema sustentabilidade como vantagem competitiva e averiguar quais tópicos em administração estudados junto a esse tema estão sendo pesquisados. A questão que norteou o estudo foi: qual é o contexto acadêmico atual em que as pesquisas que permeiam a sustentabilidade como vantagem competitiva se inserem? O método de pesquisa foi o bibliométrico, e a coleta de dados ocorreu na plataforma Web of Science, na qual se procurou identificar as principais áreas temáticas, os autores, os tipos de documentos, o título das fontes, o ano das publicações, os idiomas e países dessas publicações. De acordo com os resultados, a publicação de artigos sobre a sustentabilidade como vantagem competitiva tem aumentado consideravelmente nos últimos cinco anos. A partir de uma construção teórica, novos debates podem ser gerados, principalmente aqueles que discutem os efeitos do impacto financeiro na promoção de práticas sustentáveis, e aqueles que buscam analisar o equilíbrio entre a sustentabilidade e o desenvolvimento competitivo de organizações de variados setores.

 


Palavras-chave


Sustentabilidade. Vantagem Competitiva. Gestão Sustentável. Estudo Bibliométrico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e22013157-174

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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