A INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS NA NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

Monique Gaviraghi, Fernanda Lazzari, Gabriel Sperandio Milan

Resumo


Este estudo analisou as principais características culturais brasileiras e seu impacto na negociação internacional. O método escolhido para operacionalizar a pesquisa foi o estudo qualitativo-exploratório, com a aplicação de entrevistas individuais, sendo quatro delas realizadas com experts e outras oito com negociadores de diversas nacionalidades, que têm frequente contato com a cultura e executivos brasileiros. Fatores culturais como distância de poder, coletivismo, nepotismo, aversão à incerteza, orientação de curto prazo, proximidade espacial, complexo de inferioridade e religiosidade são características presentes na cultura brasileira e que podem causar alguma influência na negociação que envolve a interação com pessoas de diferentes nacionalidades.


Palavras-chave


Cultura; Cultura Brasileira; Características Culturais; Estratégia; Negociação Internacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e1201658-94

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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