PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE VENDAS EM PEQUENAS LOJAS DE PRODUTOS PARA NOIVAS

Márcio Luiz Marietto, Maria Henriqueta Gimenes Minasse Minasse, Isabel Cristina Scafuto, Sergio Luiz do Amaral Moretti

Resumo


Esta pesquisa oferece perspectivas diferentes para se observar o fenômeno da Prática Estratégica para a sobrevivência de pequenas lojas comerciais localizadas em um Cluster. Observamos como os vendedores e gerentes destas lojas, imersos em um ambiente institucional vinculado aos rituais e simbolismo do Casamento, utilizam os elementos do hedonismo e da hospitalidade para alavancarem suas atividades estratégicas de vendas. O estudo utilizou-se de procedimentos etnográficos no maior cluster latino-americano de lojas de produtos de Noivas e analisou como os gestores de pequenas lojas de Noivas realizam seu trabalho estratégico de promoção de vendas. Os resultados indicaram que os atributos institucionais do ritual simbólico do Casamento permitem a interação dos gestores em suas práticas estratégicas utilizando como ferramentas elementos do marketing e da hospitalidade possibilitando legitimidade e, consequentemente, a sobrevivência destas organizações. Este trabalho contribui para ampliar a percepção da possibilidade de se utilizar estudos qualitativos e sociológicos de Estratégia como Prática em inter-relação com elementos de outras disciplinas como Marketing e Hospitalidade para aumentar o potencial de análise empírica de fenômenos sociais relacionados às estratégias de sobrevivência das Organizações.


Palavras-chave


Estratégia como Prática; Marketing; Hospitalidade; Etnografia

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v8e32015121-145

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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