RUMO AO EXTERIOR: TRAJETÓRIA DE PEQUENOS E MÉDIOS NEGÓCIOS DA CADEIA DE PETRÓLEO E GÁS

Fabiana Almeida Serra, Jenny Dantas Barbosa

Resumo


Este estudo objetiva analisar a trajetória de pequenas e médias empresas da Cadeia de Petróleo e Gás de Sergipe no mercado externo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, e o método adotado foi de estudo de casos. Foi constatado que a motivação dos empresários para entrar no mercado externo ocorreu, principalmente, pela necessidade de redução do mercado interno, busca de novos mercados e oportunidade surgida no exterior. As estratégias diferenciação e enfoque são as mais utilizadas pelas empresas no processo de internacionalização, e a exportação direta e a parceria são os tipos de entrada mais adotados. A competência técnica dos gestores, o conhecimento de mercado e a formação de parcerias foram determinantes para a trajetória internacional das empresas. O processo de internacionalização das empresas segue os pressupostos do modelo de Uppsala e tem similaridade com o da Escola Nórdica.


Palavras-chave


Internacionalização; Pequenas e Médias Empresas; Estratégias.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v10e2201754-80

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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