Experiências de internacionalização de empresas brasileiras em um contexto globalizado

Homero Jorge Mazzola

Resumo


Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, porém há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.


Palavras-chave


Internacionalização; Estratégias; Empresas brasileiras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v1e2200884-102

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .