Planejamento estratégico participativo em uma instituição de ensino superior (IES) comunitária

Marcus Vinicius Anátocles Ferreira, Fernando Antonio Ribeiro Serra, Manuel Portugal Ferreira, Neri dos Santos

Resumo


Este artigo propõe uma metodologia de participação da comunidade de gestores universitários e stakeholders para validação das questões e determinação das estratégias no processo de Planejamento Estratégico em IES comunitária. Propõe ainda um mecanismo de participação que considera uma visão sistêmica e evolutiva na proposição, estruturação e no processo de operacionalização do planejamento estratégico, preservando as características das comunidades das IES. A utilização de entrevistas, reuniões, seminários e trabalhos com membros das comunidades envolvidas através de grupos de trabalho e comitês, servem como forma de legitimação dos resultados e para realizar um pensamento estratégico integrado.

Palavras-chave


Planejamento estratégico; Gestão universitária; Cultura e clima organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v3e1201028-52

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .