FATORES E MÉTRICAS QUE INFLUENCIAM NO DESEMPENHO DE FRANQUEADOS: UMA ABORDAGEM COM BASE EM FRANQUIAS BRASILEIRAS

Helder de Souza Aguiar, Flavia Consoni

Resumo


Este artigo buscou mapear decisões de gestores de redes de franquias de forma a compreender qual tem sido a sistemática da escolha dos franqueadores em termos de características, e quais as métricas adotadas para mensurar o desempenho. Por meio de entrevistas com 15 franqueadores brasileiros confirmou-se que a receita é a principal métrica utilizada pelas franquias nacionais para medir desempenho, embora indicadores outros também sejam utilizados de forma complementar. Dois outros fatores foram citados pelos entrevistados como influenciadores da avaliação do desempenho: o subinvestimento alinhado à presença, e o relacionamento, influenciado pelo tempo de rede.


Palavras-chave


Franquias brasileiras; Franqueados; Parceiros de negócios; Tomada de decisão; Franchising.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v10e22017201-224

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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