Estratégias de Crescimento e Vantagem Competitiva: Um Estudo Qualitativo Sobre Franchising, na Ótica do Franqueado

Gustavo Geovany Araujo do Carmo, Moises Ari Zilber

Resumo


Este artigo objetiva entender como franqueadores e franqueados crescem e criam vantagem competitiva. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo a partir das impressões e opiniões de franqueados dos ramos de Alimentação e Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). As principais estratégias de crescimento utilizadas pelos franqueadores são: (a) crescer pelo desenvolvimento de mercados e (b) pelo desenvolvimento de produtos. Para os franqueados prevalecem como estratégias de crescimento: (a) a penetração de mercado, (b) o desenvolvimento de mercados e, em alguns casos, (c) a diversificação. Foi destacada a importância dos recursos, principalmente as pessoas, para criação de Vantagem Competitiva. Em Franchising o relacionamento entre franqueador e franqueado e as redes de relacionamento de franqueados podem ser considerados como fatores de crescimento.


Palavras-chave


estratégia; franchising; crescimento; recursos; vantagem competitiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v3e22010159-179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .