GESTÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REVISÃO DA LITERATURA

Leonardo Ensslin, Wlamir Gonçalves Xavier, Cinara Gambirage, Leonardo Corrêa Chaves, Jaison Caetano da Silva

Resumo


Este artigo objetiva expandir o entendimento do pesquisador sobre o tema Gestão de Instituição de Ensino Superior em Educação a Distância com o intuito de conhecer seus mais relevantes trabalhos. O estudo é descritivo, teórico e com viés conceitual aplicado. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa bibliográfica; como instrumento de intervenção, o ProKnow-C. Foram selecionados 21 artigos que representam os mais referenciados artigos para as delimitações postas pelo pesquisador para o tema. A partir deste portfólio bibliográfico, evidenciou-se o periódico mais presente, os artigos mais citados, os autores mais citados no tema, e as palavras-chave mais presentes no portfólio.

 


Palavras-chave


Gestão de instituição de ensino; Educação a Distância; Universidade.

Texto completo:

PDF/A

Referências


AKKOYUNLU, B.; YILMAZ-SOYLU, M. Development of a scale on learners' views on blended learning and its implementation process. The Internet and Higher Education, v. 11, n. 1, p. 26-32, 2008.

ALAVI, M.; CARLSON, P. A. Review of MIS Research and Disciplinary Development. Journal of Management Information Systems, v. 8, n. 4, p. 45-62, 1992.

ALONSO, F.; MANRIQUE, D.; VIÑES, J. M. A moderate constructivist e-learning instructional model evaluated on computer specialists. Computers & Education, v. 53, n.1, p. 57-65, 2009.

ANDRADE, J.; ARES, J.; GARCÍA, R.; RODRÍGUEZ, S.; SEOANE, M.; SUÁREZ, S. Guidelines for the development of e-learning systems by means of proactive questions. Computers & Education, v. 51, n. 4, p. 1510-1522, 2008.

ANGELI, C. Transforming a teacher education method course through technology: effects on preservice teacher`s technology competency. Computers & Education, v. 45, n. 4, p. 383-398, 2004.

BRADFORD, G. R. A. relationship study of student satisfaction with learning online and cognitive load: Initial results. The Internet and Higher Education, v. 14, n. 4, p. 217-226, 2011.

BRUNVAND, S.; ABADEH, H. Making Online Learning Accessible Using Technology to Declutter the Web. Intervention in School and Clinic, v. 45, n. 5, p. 304-311, 2010.

CHANEY, B. H.; EDDY, J. M.; DORMAN, S. M.; GLESSNER, L. L.; GREEN, B. L.; LARA-ALECIO, R. A primer on quality indicators of distance education. Health promotion practice, v. 10, n. 2, p. 222-231, 2009.

CHEN, H.; TSENG, H. Factors that influence acceptance of web-based e-learning systems for the in-service education of junior high school teachers in Taiwan. Evaluation and program planning, v. 35, n. 3, p. 398-406, 2012.

CHEN, J. The effects of education compatibility and technological expectancy on e-learning acceptance. Computers & Education, v. 57, n. 2, p. 1501-1511, 2011.

CHOU, A. Y.; CHOU, D. C. Course management systems and blended learning: an innovative learning approach. Decision Sciences Journal of Innovative Education, v. 9, n. 3, p. 463-484, 2011.

COATES, D.; HUMPHREYS, B. R. An inventory of learning at a distance in economics. Social science computer review, v. 21, n. 2, p. 196-207, 2003.

DU, S.; LIU, Z.; LIU, S.; YIN, H.; XU, G.; ZHANG, H.; WANG, A. Web‐based distance learning for nurse education: a systematic review. International nursing review, v. 60, n. 2, p. 167-177, 2013.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A. Avaliação de Desempenho: Objetivos e Dimensões; Avaliação de Políticas Públicas; Secretaria de Planejamento; Governo do Estado de Santa Catarina, 2009.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. (2007). Orientações para elaboração dos artigos científicos do LabMCDA-C. Apostila da disciplina Avaliação de Desempenho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 2007.

ENSSLIN, L.; LACERDA, R.; TASCA, J. ProKnow-C, Knowledge Development Process – Constructivist: processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil: 2010.

ESTEBAN-MILLAT, I.; MARTÍNEZ-LÓPEZ, F. J.; HUERTAS-GARCÍA, R.; MESEGUER, A.; RODRÍGUEZ-ARDURA, I. Modelling students' flow experiences in an online learning environment. Computers & Education, v. 71, p. 111-123, 2014.

FLETCHER, K. M. Self-efficacy as an evaluation measure for programs in support of online learning literacies for undergraduates. The Internet and higher education, v. 8, n. 4, p. 307-322, 2005.

FORMAN, D.; NYATANGA, L.; RICH, T. E-learning and educational diversity. Nurse Education Today, v. 22, n. 1, p. 76-82, 2002.

GAMBIRAGE, C.; XAVIER, W. G.; SILVA, J. C. da.; GREENE, F.; GANDONOU, J. M. Economic Performance of private Higher Education Institutions in Distance Education through Mergers and Acquisitions. Revista Eletrônica de Estratégia e Negócios, v. 10, n. 1, p. 252-284, 2017.

GIOLO, J. Educação a distância: tensões entre o público e o privado. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1271-1298, 2010.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IUDÍCIBUS, S. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2004.

JENKINS, M.; BROWNE, T.; WALKER, R.; HEWITT, R. The development of technology enhanced learning: findings from a 2008 survey of UK higher education institutions. Interactive Learning Environments, v. 19, n. 5, p. 447-465, 2011.

KOUFARIS, M. Applying the technology acceptance model and flow theory to online consumer behavior. Information Systems Research, v. 13, n. 2, p. 205-223, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MASON, R. From distance education to online education. The Internet and Higher

Education, v. 3, n. 1, p. 63-74, 2000.

MONTEIRO, D. M.; RIBEIRO, V. M. B.; STRUCHINER, M. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educação & Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1435-1454, 2007.

OFFIR, B.; BARTH, I.; LEV, Y.; SHTEINBOK, A. Teacher–student interactions and learning outcomes in a distance learning environment. The internet and higher Education, v. 6, n. 1, p. 65-75, 2003.

OFFIR, B.; LEV, Y.; LEV, Y.; BARTH, I. Using interaction content analysis instruments to assess distance learning. Computers in the Schools, v. 18, n. 2, p. 27-41, 2001.

PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista. Tese (doutorado) – Engenharia de Produção - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SUN, P.; TSAI, R. J.; FINGER, G.; CHEN, Y. Y.; YEH, D. What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers & Education, v. 50, n. 4, p. 1183-1202, 2008.

TASCA, J. E.; ENSSLIN, L.; ROLIM ENSSLIN, S.; BERNARDETE MARTINS ALVES, M. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010.

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, v. 5, n. 1, p. 61-70, 2002.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-954, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v11e22018177-197

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .