Estratégia de verticalização a jusante: ingresso de produtores no varejo

Roberto - Minadeo

Resumo


Ante o acirramento da concorrência, é cada vez mais vital a necessidade de se estabelecerem vantagens competitivas de modo a manter a empresa em atividade, com ofertas superiores aos consumidores em relação às dos concorrentes. O presente artigo apresenta e classifica algumas situações de verticalização de produtores de bens e serviços em direção ao varejo. O ingresso relativamente recente de vários grupos de grande porte em atividades varejistas não parece ser um modismo como vários outros movimentos empresariais que vieram a se mostrar efêmeros e mal compreendidos. A finalidade do artigo está em apresentar a produtores de bens e serviços algumas estratégias interessantes praticadas pelo mercado, de modo que se possa problematizar o eventual acerto ou até mesmo a possível adoção dessa estratégia. Outra finalidade do artigo está na própria apresentação de inúmeras situações – que mostram riqueza por parte de diversas companhias na forma de abordar o mercado e de buscarem o crescimento.


Palavras-chave


Estratégia empresarial. Varejo. Estratégia de Verticalização.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e2201256-87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .