MARKETING AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: FATORES DETERMINANTES SEGUNDO PUBLICITÁRIOS BRASILEIROS

Alípio Ramos Veiga Neto, Francisco de Paula Costa, Arthur William Pereira da Silva, Walid Abbas El-Aouar, Bruna Lourena de Lima Dantas

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os fatores determinantes de marketing ambiental para estratégias de empresas, na visão de publicitários brasileiros. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa com dez empresários do segmento da publicidade que atuam na cidade do Natal para confirmar variáveis identificadas na literatura, bem como definir novas variáveis, e outra pesquisa quantitativa que foi aplicada com 310 publicitários que atuam no Brasil. Os resultados revelaram que os fatores “incorporação de práticas ambientais” e “marketing verde coerente com a prática ambiental” são determinantes para que as empresas obtenham vantagem competitiva no mercado em que atuam.

Palavras-chave


Marketing Ambiental; Estratégia; Vantagem Competitiva; Consumo sustentável

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v12e12019230-263

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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