Empreendedorismo: uma investigação na evolução da perspectiva empreendedora dos estudantes de uma IES privada no Rio Grande do Norte

Richard Medeiros Araújo, Fernando Porfirio Oliveira, Rodrigo Siqueira Christo, Denis Oliveira Silva

Resumo


O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Dentro de um contexto em que Instituições de Educação Superior (IES) estão inserindo em suas matrizes curriculares o ensino da disciplina “Empreendedorismo” em conjunto com as práticas didático-pedagógicas, esta pesquisa buscou investigar a evolução da perspectiva empreendedora nos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de Administração, Enfermagem, Serviço Social e cursos Tecnológicos em uma IES privada, em Natal/RN, evidenciando quais as influências empreendedoras presentes no decorrer da vida acadêmica nos respectivos sujeitos de pesquisa. Por meio de um estudo de caso, foi adotada uma pesquisa exploratória e descritiva. O universo da pesquisa foi composto de 2450 universitários com uma amostra de 358 universitários dos cursos de Administração, Serviços sociais, Enfermagem e Tecnológicos. Utilizou-se como instrumento de coleta dos dados um questionário com questões fechadas, baseado no modelo proposto por McClelland (1971), considerando as dimensões empreendedoras: independência, criatividade, locus de controle e disposição de assumir riscos. Os dados foram tratados estatisticamente, tendo como técnica, o teste qui-quadrado. Os resultados demonstraram que há uma mudança relevante no comportamento dos estudantes ao longo da vida acadêmica, visto que as dimensões criatividade e independência foram registradas com as maiores variações positivas. Verificou-se que em relação à dimensão criatividade não há diferença na comparação entre os cursos investigados, já que eles oferecem meios para o desenvolvimento de criatividade dos estudantes. Conclui-se que a competência do comportamento empreendedor possa ser desenvolvido nos estudantes a partir da inserção do empreendedorismo como disciplina e implementação de atividade didático-pedagógica nas IES, tendo em vista a evolução da perspectiva empreendedora dos alunos investigados na pesquisa.


Palavras-chave


Empreendedorismo; IES; Dimensões empreendedoras; Comportamento empreendedor

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e1201228-66

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .