Turismo de negócios: a opinião de hóspedes sobre as ações de marketing de relacionamento da rede hoteleira de São José dos Campos (SP)

Juliana Fátima da Silva Cané, Monica Franchi Carniello, Luis Fernando Zulietti

Resumo


Este trabalho buscou analisar o Marketing de Relacionamento utilizado na rede hoteleira de São José dos Campos, voltada para o turismo de negócios. O Marketing de Relacionamento é o processo contínuo de identificação e criação de novos valores, com clientes individuais, o compartilhamento de seus benefícios durante uma vida toda de parceria e uma vertente do marketing adequada ao setor hoteleiro. O objetivo geral deste trabalho foi identificar a opinião dos clientes em relação às práticas de Marketing de Relacionamento usadas pela rede hoteleira de São José dos Campos (SP). A metodologia utilizada neste estudo consistiu em uma pesquisa empírica de campo, na qual foram aplicados questionários a 90 clientes dos hotéis de São José dos Campos. Os resultados indicaram que o público, que é parcialmente composto por estrangeiros e, portanto, possui referências internacionais da rede hoteleira, identificou algumas das ações realizadas pela rede hoteleira. Fica evidente que as grandes redes hoteleiras que trabalham na cidade de São José dos Campos conduzem o seu negócio aplicando alguns elementos de Marketing de Relacionamento, o que faz com que, de maneira geral, o público atendido opine positivamente sobre os serviços prestados.

 


Palavras-chave


Marketing de relacionamento. Hotelaria, Diferenciação

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e120133-25

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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