Os princípios instituídos pela Organização das Nações Unidas para uma educação responsável em gestão: uma proposta inovadora para o ensino de administração

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Edna G. Varela Parente, André L. Leite, Elisete Dahmer Pfitscher

Resumo


Sociedade, organizações e pessoas em geral têm sido questionadas acerca do que está sendo feito com o mundo em que se vive. As novas tecnologias de informação e comunicação, os novos modelos de consumo e as redes conectando atores ao redor do globo têm conduzido a novas questões sociais, exigindo das organizações respostas inovadoras. Tais respostas podem ter origem no processo de formação dos gestores, ou seja, em uma educação responsável em gestão. Neste contexto, este artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos cursos de Administração das Instituições de Educação Superior (IES) da Grande Florianópolis para promover a formação do gestor com base nos Princípios para a Educação Responsável em Gestão – PRME. Realizou-se o estudo em quinze IES da região, compreendendo toda a população de IES com oferta de cursos de graduação em Administração. A amostra de entrevistados constitui-se de todos os 15 coordenadores e de uma amostra probabilística estratificada de 226 professores, aceitando-se um erro amostral de 4% em sua composição. Os dados primários, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, foram confrontados com dados secundários provenientes dos projetos pedagógicos dos cursos. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo categorial. Os resultados demonstraram que os educadores na sua maioria não conhecem as propostas da ONU e os poucos que a conhecem não propõem estratégias formais para sua implementação por não haver exigência do Ministério da Educação, bem como do Conselho Regional de Administração, mostrando uma postura reativa diante de um setor já caracterizado pelo institucionalismo.


Palavras-chave


Inovação; Educação; Responsabilidade em gestão

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e120123-27

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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