USO DE TOXINA BOTULÍNICA TIPO A PARA CORREÇÃO DE ASSIMETRIA FACIAL: RELATO DE CASO

Taina dos Santos Borges, Aline Carolini Costa Kikuchi, Rodolfo Jose Gomes de Araújo

Abstract


Objetivo: A eficácia da toxina botulínica tipo A (BTX-A) no tratamento da hiperfunção muscular na região orofacial, para correção de assimetria.

Métodos: Relato de caso clínico: Paciente TSB, 19 anos, leucoderma, procurou tratamento devido perceber que ao falar e ao sorrir seu nariz e sua boca iam mais para o lado esquerdo, algo que a incomodava muito e as vezes causava constrangimento, principalmente ao tirar fotos. Após avaliação cuidadosa, verificou-se que em repouso, a paciente aparentava normalidade, mas ao falar e ao sorrir havia um desvio visível de nariz e lábios para o lado esquerdo, que indicava a hiperfunção dos músculos: levantador de lábio superior e asa do nariz, nasal (parte transversa), levantador de lábio superior, zigomático maior e zigomático menor. Deste modo, optou-se pela utilização da toxina botulínica tipo A como tratamento para a hiperfunção deste grupo de músculos que provocava assimetria do sorriso e desvio de nariz para o lado esquerdo.

Resultados: Após três dias de aplicação da toxina botulínica tipo A, observou-se uma diferença positiva em sua face e, após dez dias, o resultado foi satisfatório, deixando o sorriso simétrico e nariz sem desvio para o lado esquerdo.

Conclusão: O uso da toxina botulínica tipo A é um tratamento eficaz, seguro, que apresenta sucesso em tratamentos de hiperfunção muscular que provocam assimetria facial.


Keywords


Assimetria facial. Face. Estética.



DOI: http://dx.doi.org/10.19177/jrd.v7e3201939-44

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Journal of Research in Dentistry, University of Southern of Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2317-5907

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.