Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Linguagem em (Dis)curso?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Aspectos de autoria: 

a) Somente serão aceitas contribuições elaboradas por pesquisadores doutores ou por doutorandos em coautoria com doutores.

b) A Comissão Editorial entende que a orientação de aluno de doutorado não deve ser confundida com coautoria. Em artigos resultantes de pesquisa de doutorado (finalizada ou em curso), o orientador ou outro pesquisador doutor só pode compor parceria se houver efetiva participação intelectual e originalidade na proposta, não apenas retomada ou síntese da pesquisa.

c) Não serão aceitos textos com mais de três (3) autores.

d) Havendo parceria, a contribuição de cada autor deve ser registrada em Comentários ao editor, na submissão, e no final do texto revisado e aprovado para publicação.   

e) A submissão incluirá, nos metadados autorais, o identificador ORCID.

2) Categorias do texto:

a) Título (em português, espanhol, francês ou inglês, conforme o caso); máximo: 15 palavras.

b) Resumo impessoal (ABNT/NBR 6028) contendo de 100 a 150 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica e as conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos, etc.);

c) Palavras-chave (entre 3 e 5). As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico separadas por ponto. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

d) Tradução do título, do resumo e das palavras-chave para a língua inglesa, no caso de texto redigido em espanhol, francês ou português, ou para a língua portuguesa, no caso de texto redigido em língua inglesa.

e) Corpo do trabalho contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção para as resenhas. 

f) Tamanho total do texto: 5.000 a 9.000 palavras, com exceção para resenhas: 1.000 a 1.500 palavras.

g) Referências bibliográficas em acordo com as normas da ABNT mais recente;

h) Anexo(s) a critério do autor.

3) Envio da contribuição:  

a) o trabalho (sem identificação autoral, inclusive nas propriedades do texto) será remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através do Portal de Periódicos.

b) o arquivo relativo ao trabalho deve ser encaminhado em formato “.doc” ou ".docx." (Word for Windows); máximo 12 MB.

c) o autor encarregado do envio deve encaminhar, também, como anexo, o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado pelos autores. Para ter acesso ao termo, ver Condições para a submissão.

d) c) O(s) autor(es) podem indicar, no início do texto, em que categoria, a seu juízo, ele se insere.

4) Formatação do texto:

a) Sugere-se uma aproximação com o formato publicado em .pdf na revista, com as margens: superior, esquerda e direita 3,0; inferior 2,5;

b) Citações longas (com mais de 3 linhas) devem ganhar um recuo de margem, a critério do autor.  Se a citação for feita no interior do parágrafo, usar aspas duplas no início e no fim do excerto citado. Não deve ser utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação deve conter aspas simples;

c) Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo. Pede-se aos autores que façam remissão às ilustrações mediante seu número, evitando-se expressões do tipo “conforme tabela a seguir/abaixo”;

d) As chamadas no corpo do trabalho devem ser apresentadas conforme os exemplos: (STUBBS, 1983, p. 11); Stubbs (1983, p. 11);

e) Por critérios internacionais, a autocitação deve ser controlada;

f) As notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

 Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

FURLANETTO, M. M. Os caminhos de “onde” no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./jun. 2004.

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: “Gêneros textuais e ensino-aprendizagem” org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. Citações longas (com mais de 3 linhas) apresentam recuo de margem. As citações feitas no interior de parágrafo apresentam aspas duplas no início e no final. Não é utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação contém aspas simples.
  5. Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) estão prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. estão numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título contemplando o seu conteúdo. A remissão às ilustrações será feita mediante seu número.
  6. As referências no corpo do trabalho (ou chamadas) estão apresentadas entre parênteses, com a data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.” de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); Stubbs (1983, p. xx).
  7. As notas de rodapé apresentam apenas explicações complementares, não referências bibliográficas.
  8. As referências estão de acordo com a norma da ABNT.
  9. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  10. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando da avaliação dos textos por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  11. Envio do termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado. Para baixá-lo clique aqui. Você deverá enviá-lo na TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.