A perspectiva discursiva da leitura e algumas considerações relativas ao seu ensino-aprendizagem na educação fundamental

Maria da Graça Cassano

Resumo


Este artigo é um excerto de minha dissertação de mestrado, onde descrevo a concepção discursiva de leitura em relação a aspectos teórico-práticos de seu ensino-aprendizagem em escolas de educação fundamental. Nessa tarefa, tomo como base os pressupostos teóricos da Análise do Discurso francesa, que considera a leitura como estando na dependência de diferentes gestos de interpretação, compromissados com diferentes posições-sujeito e com diferentes formações discursivas. A partir daí, teço uma reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem da leitura, com o propósito de redimensionar a prática pedagógica.

Palavras-chave


Leitura; Ensino; Análise do discurso

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.