Trabalhos de face em interações profissionais

Maria das Graças Salgado

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar de que maneira os trabalhos de face interferem na construção do discurso da emoção a partir de cartas de clientes dirigidas a uma empresa de seguro de saúde. Adoto o conceito de emoção como um construto cultural, prática discursiva construída na interação, e a noção de trabalhos de face utilizada na teoria da polidez. Metodologicamente, a análise, de natureza qualitativa, é desenvolvida considerando emoções que honram e/ou ameaçam a face dos participantes. Os resultados indicam que os clientes usam estratégias discursivas emocionais de defesa da própria face e de ameaça explícita à face da empresa para alcançar objetivos nem sempre contemplados pelas normas contratuais.

Palavras-chave


Face; Emoção; Interação profissional

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.