Leitura nos ensinos fundamental e médio: reflexões sobre algumas práticas

Nara Caetano Rodrigues

Resumo


Neste artigo, nosso objetivo é apresentar e discutir as concepções de leitura/letramento subjacentes às práticas de leitura/escrita propostas pelos/as professores/as em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Florianópolis. Para tanto, inicialmente é traçado um panorama das concepções de leitura/letramento que subsidiaram teoricamente a análise. A seguir, é apresentado o resultado da pesquisa com 40 contextualizações de atividades de leitura/escrita, elaboradas por professores/as e publicadas em uma revista da escola, cuja finalidade é a divulgação de textos produzidos por alunos/as. Após uma primeira análise, as atividades são divididas em dois grupos (leitura de literatura e outras práticas de letramento), os quais, em um segundo momento, são subdivididos em nove categorias, de acordo com os objetivos, procedimentos de leitura e diversidade de eventos de letramento. Esperamos, através da análise, dar a conhecer algumas práticas de uso da linguagem trabalhadas na escola e sua relação com as concepções de leitura e letramento.

Palavras-chave


Leitura; Ensino-aprendizagem; Letramento

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.