As categorias conhecimento e processos de Perfetti na leitura em língua materna: um experimento

Alessandra Baldo

Resumo


Perfetti et al. (1996) dividem em duas grandes categorias os componentes presentes na compreensão leitora: a de processos e a de conhecimento. Na primeira, estão os processos lexicais, a capacidade da memória de trabalho, a realização de inferências e o monitoramento da compreensão; na segunda, o significado das palavras e o conhecimento de domínio. O presente artigo tem como objetivos mostrar a importância dos tipos de conhecimento implicados na segunda categoria para o processo global de compreensão leitora, como também a interdependência entre as duas categorias. Para tanto, foi realizada uma comparação entre as estratégias utilizadas por oito leitores adultos ao responderem a questões específicas de inferência de vocabulário, a partir da aplicação de um teste de compreensão leitora em língua materna pela técnica dos protocolos verbais. Com base nos escores obtidos, os participantes foram divididos em dois grupos distintos de proficiência em leitura. A análise veio a corroborar a intrínseca relação entre significado de palavras e conhecimento de domínio nos processos de compreensão leitora, em especial de inferência lexical.

Palavras-chave


Compreensão; Estratégia de leitura; Conhecimento; Significado de palavra; Inferência lexical

Texto completo:

PDF


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.